Sexta-feira, 26 de abril de 2024

ESPAÇO DA DIRETORIA - ALEXANDRE LISBOA

O problema não é a previdência...

Quando falamos do nosso FAPS, do nosso merecido reajuste salarial, da reforma da previdência ou da tragédia de Brumadinho temos algo em comum: A gana por poder, o lucro fácil e a má gestão dos recursos públicos!
Quer uma receita pro serviço público não dar certo!? Aí vai: Rebaixe o salário dos servidores, corte os investimentos nos setores e convença a população que o servidor público é vagabundo e que os serviços não funcionam. Pronto! Agora é só entregar o patrimônio do povo para uma empresa privada e tirar lucro disso!
Em 1.997 Fernando Henrique Cardoso ven“deu” a Companhia Vale do Rio Doce, sua participação em 54 empresas e uma extensa malha ferroviária por R$3.34 Bilhões, só suas reservas minerais valiam 100, e hoje está avaliada em 300 Bilhões! Processos de anulação desse leilão correm na justiça, até hoje sem decisão.
Assim, enquanto o governo massacra o trabalhador, retira direitos e entrega o patrimônio do povo, dá aos empresários e banqueiros quase 44% de tudo que arrecada (R$ 1.425 trilhão de Reais) para pagar uma dívida pública interminável.
Camaradas, sabemos dos nossos direitos e obrigações e não vão nos convencer a aceitar migalhas. Nos esforçamos por serviços públicos gratuitos e de qualidade para todos. Por uma vida digna para o trabalhador e sua família, inclusive na merecida aposentadoria!
Por isso todas as campanhas salariais merecem uma atenção especial. Somos uma das primeiras categorias de trabalhadores organizados que se enfrentarão contra os patrões e os governos. Solidariedade e um posicionamento duro contra todos os que atacam a organização e a luta da nossa classe.
Devemos apoiar a greve dos servidores municipais de São Paulo, a paralisação dos metroviários marcada para esse mês e a luta contra o aumento das tarifas do transporte em todos os lugares, atos que vem enfrentado forte repressão policial.
Contra as medidas do Governo que enfraquecem os órgãos ambientais e afrouxam as exigências de licenciamento ambiental. Chega de mortes e desastres!
Apuração dos responsáveis e punição para os crimes em Mariana e Brumadinho! Reestatização da Vale, sob controle dos trabalhadores!
Só uma grande Greve Geral derrotará o ajuste fiscal e a tentativa de privatização da Previdência Social. Assim enfrentamos os ataques do anterior e é assim que devemos derrotar as novas tentativas de retirar os direitos da classe trabalhadora!