Domingo, 5 de maio de 2024

NOTA SINDSERV SÃO SEBASTIÃO

  • NOTA SINDSERV SÃO SEBASTIÃO

    O Sindserv São Sebastião tem como uma das principais bandeiras o combate a terceirização dos serviços municipais que precarizam os direitos dos trabalhadores. Ao longo dos anos vemos muitos setores sendo desmontados, muitos ambientes sendo ocupados por terceirizadas, com funcionários com salários defasados, atrasos de pagamentos, poucos benefícios e sem estabilidade. 

    Nossa luta é para mais concursos públicos, incluindo sempre mais vagas para suprir a demanda e, inclusive, para que haja a diminuição do número de comissionados, principalmente em cargos que tenham exigências de conhecimentos técnicos. 

    Diante disso, ver licitação para contratar serviços que dentro da organização administrativa da prefeitura, tem setores, divisões, cargos - previstos na legislação municipal - para realizar os mesmos serviços é mais uma forma de enfraquecer o serviço público e o quadro permanente de servidores, ao invés de, por meio de concurso, formar uma equipe na prefeitura cada vez mais forte e que vai desenvolver um trabalho contínuo em prol do município, independente da gestão, o que é um dos fatores que preconiza a estabilidade funcional.

    A abertura de concursos públicos e convocação de novos servidores também é benéfico para o Instituto São Sebastião Prev (antigo Faps), pois o município aumenta diariamente o número de aposentados e precisa ter a mesma progressão no quadro de contribuintes.

    O município não pode achar que tudo se resolve com formas de terceirização. O importante é investir em um ambiente de trabalho adequado, materiais de qualidade, quantidade suficiente de profissionais para suprir a demanda, e valorização do servidor público.

    Diretoria Sindserv