Segunda-feira, 6 de maio de 2024

Aumento do “desconto do Faps”

  • Aumento do “desconto do Faps”

    A presidente interina do Sindserv, Cristiane Leonello, participou de uma reunião no São Sebastião Prev (antigo Faps) onde foi informada que a autarquia irá aumentar a parte da contribuição dos servidores, de 11% para 14%, em cumprimento da Emenda Constitucional 103/2019.  Para a diretoria do Sindicato esta medida traz mais um “achatamento” no salário do servidor público. “A remuneração do trabalhador vem sofrendo perdas devido à falta de reajustes e já não acompanha o aumento da inflação. Os 3% a mais de desconto todo mês irá ter grande impacto nas rendas familiares”, destacam os dirigentes.

    O diretor presidente do Instituto ainda informou na reunião que o Executivo enviará um Projeto de Lei para a aplicação da medida no município e que é uma ação importante para garantir a saúde financeira do São Sebastião Prev. O PL também irá impactar nos aposentados que recebem mais que o teto do Regime Geral da Previdência Social (R$ 6.106,06), contribuindo somente em cima da diferença.

    A diretoria do Sindserv afirma que esta medida do Governo Federal é mais uma forma de fazer o trabalhador pagar a conta. “Somada aos cortes de direitos dos servidores municipais e a falta de reajuste dos salários e dos vales, o servidor vai perder mais uma fatia do salário, bem no meio de uma pandemia mundial, onde em muitos casos, com o desemprego e fechamento do comércio, este se tornou o ‘arrimo de família’”, explica Cristiane.

    O Sindserv sempre se posicionou contra a reforma da Previdência, aprovada no Congresso Nacional no ano passado. Desde o início, o Sindicato participou de atos públicos e greves gerais mobilizando a categoria, em 2017, 2018 e 2019, contra esta medida do governo Federal. “Os impactos chegam aos servidores municipais e seguimos na luta para combater qualquer ataque a classe trabalhadora”, afirma a presidente interina.

    A diretoria do Sindserv afirma que segue na luta pelos direitos dos servidores e, apesar das adversidades deste momento de pandemia do novo Coronavírus, está verificando, junto ao Departamento Jurídico, todas as medidas que podem ser tomadas em prol da categoria.