Quarta-feira, 8 de maio de 2024

Melhores condições de trabalho

  • Sindserv exige melhores condições de trabalho

    Durante visitas a base, a diretoria do Sindserv constatou que a Unidade de Saúde da Topolândia não oferece condições de trabalho totalmente adequada aos servidores. Existe um grande número de trabalhadores no local e os banheiros destinados estão aparentemente inacabados e não atendem à demanda.

    O Sindserv protocolou o Ofício 03/2020, onde apresenta a situação e cobra que medidas urgentes sejam tomadas.

    Os trabalhadores da unidade de saúde ficam expostos a diversas situações que podem ocorrer durante um atendimento e ao menos possuem um chuveiro, ainda mais nesta época do verão com altas temperaturas. Até possui um cano para a instalação, mas parece que a obra há tempos não foi finalizada.

    Outra questão é que aparentemente os banheiros destinados aos servidores possuem estrutura para instalação de divisórias e mais sanitários, porém contém somente um no espaço destinado aos homens e um para mulheres.

    Espaço adequado para o dia de trabalho é imprescindível para garantir a saúde física e mental do trabalhador. Exigimos que a prefeitura tome as providências necessárias para que o servidor possa receber o respeito e valorização que merece.

    Outra questão urgente é a dos servidores que estão trabalhando durante a reforma do prédio onde era a Seesp. Durante a vistoria feita pela diretoria do Sindserv, foi constatado que o local não possuía água potável, pois o filtro estava desativado. Com as altas temperaturas deste verão trabalhar sob sol quente nestas condições podem causar ou desidratação ou doenças por consumir água que não é recomendada para consumo.

    Além desta questão tem a falta de adequação do espaço para que o vigia possa zelar pelo local. Não possui energia elétrica em todo o prédio, somente um ponto de luz. Não possui uma sala limpa e com um mínimo de comodidade e segurança para o profissional, que precisa pelo menos ter suas necessidades básicas garantidas.

    O Sindserv notificou a prefeitura e cobrou providências urgentes, por meio do Ofício 04/2020.