Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Sindserv cobra fornecimento de EPI

  • Sindserv cobra que prefeitura forneça Equipamentos de Proteção aos trabalhadores

    Em agosto, o Sindserv cobrou que a prefeitura ofereça melhores condições de segurança aos trabalhadores e solicitou esclarecimentos ao secretário de Serviços Públicos sobre os procedimentos adotados pela administração municipal por meio do Ofício 125/2018. A ação ocorreu após a entidade sindical receber vídeos onde mostram trabalhadores sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), sem devidos uniformes e identificação. Até o fechamento desta edição a entidade não recebeu resposta.


    Uma das imagens que indignou a diretoria do Sindserv foi da equipe trabalhando na reforma das futuras instalações do chamado “Poupatempo Municipal”, no Centro de São Sebastião. Além dos funcionários não estarem totalmente uniformizados e com as devidas identificações, um dos principais problemas graves é que, por exemplo, o funcionário que operava o martelete não utilizava protetor auricular adequado, óculos, capacete, luvas, entre outros protetores de grande importância para garantir a segurança do profissional.


    “O trabalhador não pode ser exposto a riscos desta maneira. A gestão deve oferecer condições de trabalho a toda a categoria e somente executar as atividades quando o funcionário estiver devidamente equipado. É importante o servidor estar ciente que não é obrigado a trabalhar sem garantia de segurança e o Departamento Jurídico do Sindserv está aqui para te defender de qualquer tipo de assedio moral”, ressalta a diretoria da entidade.


    A diretoria do Sindserv destaca que também compete ao órgão responsável pela segurança do trabalho, entre outras atividades, a implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.


    O Sindserv ainda questiona a prefeitura, qual foi a última vez que foram fornecidos aos servidores equipamentos de proteção, tais como: botas, luvas, protetores auriculares, óculos, entre outros;  se é realizada alguma campanha de Prevenção de Acidente de Trabalho, principalmente ressaltando a importância e utilização dos E.P.I’s; e se existe alguma licitação para a compra de tais materiais.


    O Sindicato dos Servidores representa perante as autoridades judiciárias e administrativas os interesses gerais da sua categoria, bem como luta pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social, além de estabelecer negociações com a representação da categoria econômica e exercer atribuições de interesse dos trabalhadores, como fiscalização de condições de saúde, higiene e segurança.