Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Palestra sobre ditadura no Brasil

Palestra sobre ditadura no Brasil mostra luta operária contra a opressão

Com o tema “Ditadura no Brasil e a repressão à organização dos trabalhadores”, a palestra organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) e pelo Fórum Sindical do Litoral Norte reuniu bom público na noite de quinta-feira (11). Mesmo com ventania e pancadas de chuva, cerca de 20 pessoas estiveram na sede central do Sindserv para ouvir Markus Sokol explanar sobre a organização dos movimentos operários para lutar contra a opressão.

Servidores públicos, professores, trabalhadores portuários e petroleiros participaram da iniciativa e puderam expor diferentes opiniões sobre o tema. Markus Sokol, que é economista e participou desde movimentos estudantis até na organização independente dos trabalhadores, parabenizou os responsáveis pelo evento e reforçou que “ações como esta são fundamentais para que os trabalhadores possam colocar em mãos a própria história”.

A explanação foi dividida pelo palestrante em três períodos históricos, o golpe militar em 1964, a era de chumbo de 1969 a 1978 e o desmonte do regime militar com protagonismo da classe trabalhadores entre 1978 e 1985. “Foi um regime brutal, mas com relativa fragilidade. Vimos eleições com 40% de votos nulos, brancos e abstenções. Também vimos à população que não tinha uma consciência política, mas tinha resistência ao regime e nos protegia. Não foi fácil, mas é evidente que esta luta fez o Brasil mudar para melhor”, afirma Sokol.

Ainda durante o evento, os petroleiros presentes pediram o apoio de todas as categorias e da população em geral para a luta contra a privatização. “São R$ 15 trilhões, uma reserva para 100 anos e eles querem entregar de bandeja. Vai ser o maior golpe para as novas gerações e nosso maior poder de pressão é a greve”, explicam.

A ação tem o objetivo de iniciar um ciclo de estudos e formação em política sindical, onde os organizadores pretender realizar outras atividades além de palestras, como cursos e debates.