Quinta-feira, 25 de abril de 2024

DIA DO TRABALHADOR

  • DIA DO TRABALHADOR, 1° DE MAIO, É O MARCO DE UMA HISTÓRIA DE LUTA POR DIREITOS!

    O SINDSERV PARABENIZA TODOS OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS QUE SE EMPENHAM DIARIAMENTE EM SEUS OFÍCIOS PARA OFERECER O MELHOR E GARANTIR O PÃO DE CADA DIA. PARABÉNS A TODOS E TODAS QUE BUSCAM RESPEITO, VALORIZAÇÃO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. 

    HISTÓRIA: Há mais de 100 anos, em maio em 1886, em Chicago nos EUA, operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito demonstrado pelos patrões. Os trabalhadores foram às ruas e entraram em greve para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias e demais direitos. A repressão ao movimento foi dura; com prisões, pessoas feridas e até mesmo com mortos nos confrontos. 

    Anos depois, em 1 ° de maio, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram valer esta data histórica. O dia foi marcado por uma Greve Geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista. 

    Em memória e por tudo o que essa luta significou para a classe, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador e passou a comprovar o poder da organização dos trabalhadores.

    NO BRASIL: Em 1917 aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio, foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.
    Até o início da Era Vargas o 1º de maio era considerado um dia de protestos operários, marcado por greves e manifestações. 

    A “propaganda trabalhista” de Getúlio Vargas habilmente passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores. Desta forma, o dia não mais era caracterizado somente com o foco de protestos e lutas, e sim em comemoração com desfiles e festas populares enquanto os operários ainda amargam a retirada de seus principais direitos.

    #ALUTACONTINUA #SERVIDORDELUTA#SINDICATOÉPRALUTAR #1deMAIO#DIADOTRABALHADOR#NENHUMDIREITOAMENOS