Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Segurança para unidades de saúde

  • Servidores são agredidos e Sindserv solicita policiamento e segurança para unidades de saúde

    O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) protocolou o Ofício 111/2018 no Gabinete e na Secretaria de Saúde (Sesau) para exigir que a administração tome providências urgentes para garantir a segurança dos trabalhadores das unidades de saúde. Esta medida foi tomada, após a diretoria da entidade verificar que ocorreram, em menos de 15 dias, três casos de agressão à funcionários do Jaraguá e do Morro do Abrigo.


    Na unidade do Jaraguá foram duas ocorrências. Em um dos casos, o paciente tentou atacar um médico. O especialista teria se trancado na sala para se proteger e o rapaz teria continuado no local ameaçando enfermeiros, recepcionistas e agentes de saúde até a chegada da viatura da Polícia. No momento em que a PM tentava detê-lo, a mãe do jovem teria agredido fisicamente mais de um servidor que estava na unidade. Diante da situação, os trabalhadores precisaram manter o prédio fechado até o dia seguinte para buscar meios de se sentirem seguros.

    Já no outro, caso que ocorreu dias depois no Jaraguá, um homem teria ameaçado quebrar a porta de um dos consultórios para localizar a ex-namorada. Os funcionários tentaram acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) e foram informados que não tinha viatura disponível. Descontrolado, ainda teria jogado telhas no estacionamento e ameaçado retornar armado. Neste mesmo dia, servidores teriam sido agredidos na unidade de saúde do Morro do Abrigo.

    Vale lembrar que no fim do ano passado, nas antigas instalações do PSF do Jaraguá, um médico teria sido rendido com uma faca por um paciente com problemas psicológicos. 

    O Sindserv luta pelo bem estar dos trabalhadores e para garantir a integridade física e condições de trabalho dignas a todos que atuam em toda a extensão do município.  O Sindicato está solicitando “maior policiamento, considerando o início da Atividade Delegada da Polícia Militar, e que seja disponibilizada uma viatura da GCM para que possa fazer a ronda mais de uma vez ao dia nas unidades de saúde” para dar maior atenção a segurança dos locais de trabalho a fim de evitar uma tragédia maior, como destaca o Ofício. 

    “Reivindicamos que a prefeitura mostre efetivamente que está preocupada com a segurança do trabalhador. Além disso, queremos garantir a saúde dos servidores, pois expostos a estas situações acabam passando o dia todo em ‘estado de alerta’ e até mesmo com traumas que podem causar também abalos psicológicos”, enfatiza Audrei Guatura, presidente do Sindserv.